Skip to main content

Chargeback

A Monetizze não tem controle sobre a decisão dos bancos; portanto, os chargebacks são executados sem qualquer intervenção defensiva.

O Chargeback é um evento que está além do controle do produtor e da Monetizze, pois se relaciona com o cancelamento solicitado diretamente pelo titular do cartão de crédito ou débito junto ao banco emissor. 

Um Chargeback pode ocorrer por diversos motivos, sejam eles:

  • Fraude: Quando uma transação é considerada fraudulenta;
  • Compra feita indevidamente por um não portador do cartão: se a compra foi realizada por alguém que não é o portador legítimo do cartão;
  • Desacordo comercial: quando há uma disputa entre o cliente e o produtor sobre a qualidade ou entrega do produto;
  • Duplicidade de transação: caso o mesmo valor seja cobrado duas vezes no cartão do cliente.

O Chargeback pode ser gerado pelo comprador no prazo máximo de 3 anos de acordo com o Código civil Art. 206 parágrafo 3° do Inciso V, no qual resguarda ao titular do cartão requerer ressarcimento sobre a compra.
Entretanto, as bandeiras possuem algumas regras para decidir se abrem ou não o processo de chargeback. Neste caso, o prazo varia de acordo com a reclamação do portador do cartão e começa a vigorar a partir da data da transação.
Lembrando que a razão de "Serviços não prestados ou Mercadoria não recebida" tem prazo de 120 dias a partir da data de entrega, mas deve ser realizado chargeback dentro do limite de 540 dias da data da transação.
Caso algum chargeback seja realizado pelo banco fora do prazo, nosso sistema barra automaticamente e devolve a contestação. Além disso, é relevante observar que os bancos podem levar até 45 dias para avaliar o chargeback e decidir sobre a efetivação ou não do reembolso.
 

Boas práticas para a prevenção de Chargeback

A seguir, confira como você pode evitar altas taxas de chargeback:

  • Informe claramente a descrição de cobrança que aparecerá na fatura do cartão do cliente, evitando confusões.
  • Seja transparente sobre as informações do produto, incluindo detalhes sobre políticas de reembolso e garantias.
  • Esteja em conformidade com as regras estabelecidas pelo direito do consumidor, tanto para produtos físicos quanto digitais.
  • Tenha uma página de vendas com informações claras. Dessa forma, os clientes conseguem saber exatamente o que estão comprando.
  • Monitore os indicadores de Chargeback e implemente melhorias para minimizar essas ocorrências e, simultaneamente, manter a satisfação do cliente.