Chargeback

A Monetizze não tem controle sobre a decisão dos bancos; portanto, os chargebacks são executados sem qualquer intervenção defensiva.

O Chargeback é um evento que está além do controle do produtor e da Monetizze, pois se relaciona com o cancelamento solicitado diretamente pelo titular do cartão de crédito ou débito junto ao banco emissor. 

Um Chargeback pode ocorrer por diversos motivos, sejam eles:

O Chargeback pode ser gerado pelo comprador no prazo máximo de 3 anos de acordo com o Código civil Art. 206 parágrafo 3° do Inciso V, no qual resguarda ao titular do cartão requerer ressarcimento sobre a compra.
Entretanto, as bandeiras possuem algumas regras para decidir se abrem ou não o processo de chargeback. Neste caso, o prazo varia de acordo com a reclamação do portador do cartão e começa a vigorar a partir da data da transação.
Lembrando que a razão de "Serviços não prestados ou Mercadoria não recebida" tem prazo de 120 dias a partir da data de entrega, mas deve ser realizado chargeback dentro do limite de 540 dias da data da transação.
Caso algum chargeback seja realizado pelo banco fora do prazo, nosso sistema barra automaticamente e devolve a contestação. Além disso, é relevante observar que os bancos podem levar até 45 dias para avaliar o chargeback e decidir sobre a efetivação ou não do reembolso.
 

Boas práticas para a prevenção de Chargeback

A seguir, confira como você pode evitar altas taxas de chargeback:


Revision #3
Created 20 December 2023 15:29:29 by Bruna Lima
Updated 27 December 2023 18:12:07 by Bruna Lima